sexta-feira, outubro 12, 2007

anunciação

Não sei porque, desde pequeno tenho medo desta música. Quando eu ouvia, nas rádios de Recife ou nas fitas cassetes velhas da casa de minha avó, me vinha um calafrio, talvez fosse a voz meio de profeta de Alceu Valença, ou algumas palavras soltas na letra, talvez você já tenha sentido isso. Recentemente, prestei atenção na música e percebi a razão de meu temor: eu pensava que os sinais de que a letra fala eram os indícios da chegada do diabo. Eu não acredito nestas coisas (sou mais um ateu, assustado demais para admitir a existência de Deus), mas, quando pensei nessa hipótese, tudo ficou mais claro. O tal que chega vai "brincar no meu quintal", chegar num "cavalo peito nu cabelo ao vento", já escuta os sinais, ser anunciado "nos sinos das catedrais", sei lá não parece coisa do céu. E essa "voz de um anjo" que "sussurrou no meu ouvido" tanto pode ser Gabriel quanto Lúcifer, que, antes de virar promotor na vara cível do Universo, era o anjo querido de Deus.


Da próxima vez que você for ouvir "Anunciação", pense nisso.

*

"anunciação", alceu valença

Na bruma leve das paixões que vem de dentro
Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
no teu cavalo peito nu cabelo ao vento
E o sol quarando nossas roupas no varal
tu vens tu vens
eu já escuto os teus sinais
A voz do anjo sussurou no meu ouvido
e eu não duvido já escuto os teus sinais
que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais
Tu vens tu vens

*

3 comentários:

Stephanie disse...

sempre ouvi anunciação como uma música de alguém que pressente uma mudança na vida - que sabe que vai acontecer alguma coisa/alguém que vai mudar a existência como se conhece

olha só, fiquei tão impressionada com seu texto sobre o gato, que acabei escrevendo sobre ele. Tá lá no blog.

(se você gostar é pra você, se não vale pelo fato de você ter me provocado)

beijo beijo beijo

Isis Galvão disse...

Diogão!

Eu também sempre tive uma "sensação estranha" ao ouvir esta música! Que coisa, mas nunca achei ninguém que sentisse o mesmo!
Eis um amigo pra compartilhar a "estranheza da anunciação"!

beijo
Isis

popfabi disse...

Menino, morrro de medo dessa músga também!